Boom de Cartões de Crédito no Brasil: Bank of America Lista Dicas para Bancos

O Brasil está passando por um momento de crescimento insano de cartões de crédito. O cenário atual do país, lembra o Bank of America, é semelhante ao que ocorreu no México em 2004-2007, quando o número de cartões no país subiu a 37%, enquanto a quantidade de cartões por habitante quase triplicou, de 0,11 para 0,27. No Brasil, o número de cartões vem crescendo a 24%, com a quantidade de cartões por habitante mais que dobrando, de 0,73% em 2017 para 1,69.

Por conta disso, o mercado de crédito brasileiro começou a mostrar algumas falhas. Segundo o banco norte-americano, a qualidade dos cartões parece estar se deteriorando. Os créditos não produtivos em cartões, destaca o Bank of America, subiram 100 pontos-base ao longo dos últimos 12 meses, alcançando 5,4% em janeiro deste ano.

De acordo com o Bank of America, lições podem ser aprendidas com o caso do México. O crescimento do número de cartões de crédito no país levou a uma alta afiada em NPLs, que se tornaram quase o dobro de 2007 para 2009, de 6,7% para 12,5%. Por conta disso, é importante que os bancos analisem e aprendam com o passado, tomando como exemplo o histórico do México.

7771cookie-checkBoom de Cartões de Crédito no Brasil: Bank of America Lista Dicas para Bancos

Deixe um comentário

preloader image
CARREGANDO...